Blog

Você quer dar o próximo passo e está na dúvida entre o casamento ou a união estável? Ou já está envolvido(a) na relação afetiva e quer reavivá-la? Qual é o melhor caminho energeticamente e espiritualmente? O que a Constelação Familiar diz sobre o que faz o amor dar certo na relação de casal?

O relacionamento de casal é o relacionamento mais complexo que existe. Ele acontece com a união de duas pessoas totalmente diferentes: um homem e uma mulher. E mesmo quando a relação é entre duas mulheres ou dois homens, também são indivíduos totalmente diferentes, pois ambos veem de pais diferentes, de casas diferentes, de religiões diferentes, com hábitos diferentes e trazem com eles todo o sistema familiar deles próprios para vivenciar a relação afetiva atual. Por esse motivo é bem importante que você reflita para dar o próximo passo. Aqui vou trazer as minhas observações através do conhecimento fenomenológico da Constelação Familiar. O que dá mais força e o que tira força: o casamento ou a união estável?

Premissa número 1: a relação de casal é uma relação entre dois adulto

Alguns casais se apaixonam e se unem vivendo maritalmente, sem estabelecer regras claras de convívio. Por exemplo, se mudam para um imóvel e passam a conviver num formato de família, porém não há um documento formalizando a união. Vivem como jovens adolescentes experimentando a vida e a relação afetiva. Neste acaso não há certidão de casamento registrada em cartório e nem certidão de união estável registrada em cartório. Por mais comprometidos que os parceiros estejam entre eles, pode-se observar uma fragilidade maior nesta união, pois é mais fácil ir embora. Neste exemplo os(as) parceiros(as) ou pelo menos um(a) deles(las) tem dificuldade de se despedir da adolescência e/ou da infância e adentrar à vida adulta. Esta relação de casal está acontecendo em conformidade com a premissa número 1?

Quem está participando esta relação afetiva?

  • dois adultos;
  • duas crianças;
  • um adulto e uma criança

Premissa número 2: qual a sua real intenção para se unir a esta pessoa?

Outros casais com frequência acabam optando pela união estável em função dos benefícios que o emprego do parceiro(a) oferece, tais como: participar do plano médico, seguro de vida, partilha dos bens entre outros. Então o casal, vai ao cartório e registra a união estável para “resolver uma questão financeira, obtendo benefícios”. O que este casal não sabe é que a intenção depositada na relação de casal fica registrada energeticamente na relação de casal durante todo o período da relação. Em outras palavras estou falando da força da intenção. Por qual motivo este casal registrou a união? Por uma transação financeira? Ou porque queria formar uma família, ter filhos, desejava estar com esta mulher/homem para sempre, tinha medo do futuro ou medo de ficar sozinho(a). A união estável é mais forte do que o convívio marital e mais frágil do que o casamento. Esta relação de casal está acontecendo conforme a premissa número 1? Quem está fazendo esta relação: dois adultos, ou um adulto e uma criança ou duas crianças? Vamos supor que sim são dois adultos, agora vamos analisar a premissa número 2:

Quais as intenções que ambos estão implantando na relação?

  • Medo
  • Quer benefícios/vantagens financeiras e/ou sociais
  • Quer ter uma família
  • Quer ter filhos mais do que ter marido
  • Outras

Quando o homem e a mulher entram na relação e permanecem como adultos, reúnem suas mais sinceras intenções de união isso tem muita força. Nesta postura, o homem vai à frente e a mulher o segue, a mulher segue o homem e o homem serve à família, isto faz movimentar um círculo energético em espiral crescente de mais união e intimidade, onde ambos, tem o mesmo grau de importância e colocando-se à serviço um do outro. Isso faz com que o amor dê certo, pois ambos os parceiros(as) seguem se desenvolvendo juntos e na mesma direção e talvez levem à vida à diante tendo filhos. Há força vital maior do que este amor fluido?

Sendo assim, verificar se você está no(a) adulto e quais as suas intenções ao se aproximar de outro ser humano evita frustrações e desilusões futuras. Desta forma, o amor forte, viril e genuíno que aproximou vocês: pode se manter por mais tempo e fluir livremente trazendo alegrias e felicidades para ambos e para as gerações futuras. O casamento celebrado com muita alegria dará ao casal boas lembras e ótima energia para passarem pelos obstáculos que a vida trará, pois quando a dificuldade se apresentar lembre-se da intenção que você tem com este casamento. Aí está a sua força!

Casem-se e sejam felizes!

Beijos carinhosos

Sofia Mateus

Professora de Constelação Familiar

O Projeto Literário é uma parceria entre o Instituto Sofia Mateus e a Editora Livrearte.

Nosso objetivo é reunir clientes, alunos, alunas e profissionais para contar suas histórias pessoais e profissionais com as Constelações Familiares.

O mote do projeto literário é: Como a Constelação Familiar mudou a sua vida?

Faremos duas reuniões on-line, sendo a primeira em 02/02/2021 e outra em 05/02/2021 para detalhar o projeto literário e para exercitar a escrita.

As inscrições estarão abertas no dia 05/02/2021 às 21h e os primeiros 20 inscritos poderão participar deste projeto. Os demais interessados ficarão na lista de espera para o próximo projeto.

No vídeo você terá mais detalhes.

Beijos carinhosos,

Sofia Mateus


Videoaula dia 02/02/2021

De onde vem o sucesso na carreira e na profissão?

O sucesso é uma energia que se inicia com o nascimento.

O primeiro grande sucesso de todo ser humano é a vitória da chegada bem sucedida a este mundo.

Durante o trabalho de parto as contrações colocam mamãe e bebê em movimento. Esses movimentos aparentemente são contrários, pois afastam um do outro. Porém, é chegada à hora da separação.

A mamãe e seu corpo abrigaram o bebê pelo tempo necessário para a concepção e desenvolvimento necessários. Agora a mamãe precisa ir e deixar ir.

O bebê atingiu o limite máximo possível dentro das condições que possuía. Agora, o bebê precisa ir para além.

Ambos, mamãe e bebê durante minutos, horas e às vezes dias fazem o trabalho de parto total e completo, se preparando para a separação e para o que vem depois.

Quando o trabalho de parto não é realizado ou é realizado parcialmente, a criança cresce e chega à vida adulta sem o impulso natural de realizar/fazer o trabalho profissional. Com frequência, são adultos e/ou jovens adultos que não ficam muito tempo no mesmo emprego ou possuem dificuldade de encontrar trabalho.

Posso observar que quem realizou o trabalho de parto quando bebê com maior naturalidade realiza o trabalho profissional na vida adulta.

Ali no trabalho de parto se inicia o sucesso que durante a vida escolar se desenvolverá e que continuará na vida profissional.

Bert Hellinger o pai da constelação familiar, resumiu numa frase “O sucesso tem a cara da mãe”

Recentemente durante um curso de constelação familiar que eu estava ministrando, a aluna Marina (nome trocado para resguardar a aluna) pediu para falar e colocou sua dificuldade em se comunicar, principalmente na fala, pois a escrita flui com facilidade para ela.

Quantas partes compõem o processo de comunicação?

1. Entradas e saídas

Nós seres humanos nos comunicamos através de diversos órgãos de percepção. É através desses órgãos que entram e saem as informações, sentimentos e pensamentos. Os órgãos mais conhecidos são os cinco sentidos, são eles: audição, visão, olfato, paladar e tato, entretanto Bert Hellinger através da observação do fenômeno da constelação familiar descobriu mais um órgão de percepção através do qual os seres humanos se relacionam com o mundo exterior, ele à denominou de “a boa consciência”. Podemos então chamar os órgãos de percepção de entradas e saídas.

Para compreendermos como nos comunicamos precisamos estudar sobre nós mesmo e compreender cada uma das partes que compõem o nosso próprio modelo de comunicação, pois somos seres complexos e com peculiaridades específicas.

2. O processador

Depois das entradas e saídas encontramos uma outra estrutura interna chamada processador. O processador é encarregado de:

  1. Receber as informações que as entradas trouxeram para dentro, processar e enviar para a memória
  2. Receber as informações que vem da memória, processá-las e enviar para as saídas adequadas.

3. A memória

Tão logo a informação seja levada pelo processador para a memória, esta começa a arquivar dados em locais específicos. E por outro lado quando há necessidade de encontrar e desarquivar alguma informação a memória é acionada e entra em ação para levar os dados da memória para o processador e serem adequadamente externadas.

 

Estes três ambientes são importantíssimos na composição e funcionamento da comunicação.

Após esta breve explicação para o grupo, eu disse a Marina que alguma destas partes que compõem o modelo de comunicação pode estar afetada, levando-a a vivenciar esta experiência difícil. Através da constelação familiar do modelo de comunicação da Marina, pudemos observar que entradas, saídas, processador e memória não estavam se relacionando adequadamente, haviam desordens entre eles e uma dinâmica oculta em relação ao pai da Marina, que limitava a sua fala.

O que mudou após a Constelação Familiar?

Passados 30 dias, a Marina me escreveu dizendo que sua fala estava mais fácil, ela agora se sente confortável em falar para pequenos e grandes grupos, fez novos amigos e está mais feliz com a relação de casal, com a maternidade e com sigo mesma.

Você deve se lembrar ou ter falado na infância para seus pais: Benção Mãe? Benção Pai? Esta é uma forma humilde de pedir que os pais lhe desejem boa sorte, desejem tudo de bom para sua vida, inclusive sucesso. Desta forma, a relação entre a Benção e o Sucesso é intima.

O orgulhoso não se dobra aos pais, não consegue pedir e então fica mais difícil receber. Acredita que conquistará tudo sozinho(a), pois é o(a) melhor, sabe mais, estudou mais e mudará o mundo com seu esforço único.

O humilde pode se curvar respeitosamente aos seus pais e pedir por favor me abençoem. Caso seu pai e sua mãe estejam vivos experimente pedir para eles a benção. Caso já estejam em outra dimensão faça esta oração em voz alta e profunda conexão com seu coração:

“Bênção Nahuatl”

Eu liberto meus pais do sentimento de que já falharam comigo.

Eu liberto meus filhos(as) da necessidade de trazerem orgulho para mim. Que possam escrever seus próprios caminhos de acordo com seus corações, que sussurram o tempo todo em seus ouvidos.

Eu liberto meu parceiro(a) da obrigação de me completar. Não me falta nada, aprendo com todos os seres o tempo todo.

Agradeço aos meus avós e antepassados(as), que se reuniram para que hoje eu respire a vida. Libero-os(as) das falhas do passado e dos desejos que não cumpriram, consciente de que fizeram o melhor que puderam para resolver suas situações dentro da consciência que tinham naquele momento. Eu os honro, eu os amo e eu os reconheço inocentes.

Eu me desnudo diante de seus olhos. Por isso, eles sabem que eu não escondo nem devo nada além de ser fiel a mim mesmo(a) e à minha própria existência, que caminhando com a sabedoria do coração, estou ciente de que cumpro o meu projeto de vida, livre de lealdades familiares invisíveis e visíveis que possam perturbar minha Paz e Felicidade, que são minhas únicas responsabilidades.

Eu renuncio ao papel de salvador, de ser aquele(a) que une ou cumpre as expectativas dos outros.

Aprendendo por meio e somente por meio do AMOR, eu abençoo minha essência, minha maneira de me expressar, mesmo que alguém possa não me entender.

Eu entendo a mim mesmo(a), porque só eu vivi e experimentei minha história. Porque me conheço, sei quem sou, o que sinto, o que faço e porque faço.

Eu me respeito e me aprovo.

Eu honro a Divindade em mim e em você.

Somos livres!

Observação: Esta benção é de autor desconhecido, em pesquisa realizada por mim os créditos são dados ao povo de língua Nahuatl. É uma cultura da Mesoamérica: os Astecas. Viveram no México e América Central, por volta de 1325 à 1521, quando os Espanhóis chegaram à esta região.

Qual o primeiro passo para a transformação?

Venho acompanhando nos último 8 anos casais que desejam permanecer juntos e construir um relacionamento mais amoroso, alegre, feliz e duradouro. Onde esse relacionamento feliz começa? Ele começa numa decisão! A decisão de querer mudar! Não querer mais os atritos e conflitos vividos até agora.

Com esta decisão abre-se um espaço na relação para que ambos possam se examinar. Às vezes o casal precisa se separar por alguns dias e talvez meses para aliviar a pressão sobre ambos e poderem pensar sobre o que querem realmente e como irão prosseguir juntos ou separados.

Como a constelação familiar pode auxiliar na felicidade do casal?

A constelação traz a luz da consciência a(s) dinâmica(as) ocultas que estão guardadas há muitos anos, no subconsciente do sistema familiar e, também estão no subconsciente de cada indivíduo que compõe a família. Podemos observar os impulsos inconscientes que levam os indivíduos às brigas e então compreender o porquê as coisas acontecem dessa forma. Por exemplo: A sogra que não gosta do genro da filha mais velha. A sogra olha para o marido da filha e vê nele as atitudes, o comportamento e a energia de outro homem. Qual é o homem com quem a sogra ainda tem assuntos inacabados? Será o pai dela ou o marido que a abandonou?

É importante conhecer a história de nossa família para poder observar o que você realmente vem escolhendo realizar fazendo uso da sua escolha efetiva, daquilo que você vem sendo escolhido(a).

Estudar a constelação familiar on-line pode ajudar de verdade meu casamento?

Com certeza, sim!

Ao longo do ano de 2020, com o advento da Pandemia eu passei a ensinar constelação familiar on-line e as descobertas dos alunos foram incríveis:

Uma das alunas compreendeu que: “É interessante, porque para o externo me parece mais fácil, mas vejo que na relação dentro da família mais próxima é bem mais difícil. Percebi que no meu relacionamento de casal não tenho intimidade, pois não tenho intimidade com minha mãe.” Essa descoberta é uma pérola preciosa, pois agora ela pode tomar ações conscientes para criar intimidade com o marido.

Outra aluna disse: “Sofia, tive um entendimento durante a aula on-line que eu sou o “resumo” do destino dos meus antepassados”. Essa moça está separada e os pais também se separaram. Como ir além da história dos antepassados e sair das repetições de padrão? As compreensões que o estudo on-line das constelações familiares constroem uma ponte segura para novos comportamentos, com amor.

Não sei quem sou, não sei o que eu quero: será que ainda gosto do meu marido?

Recentemente uma cliente me procurou com a seguinte dificuldade: “Tenho 2 filhos, estou separada do meu marido e não sei se ainda gosto dele. Me separei porque quero curtir a minha vida. Meu pai fez isso: se separou da minha mãe para curtir a vida dele. Minha mãe e minha avó, ambas foram abandonadas pelos maridos quando tinham 2 filhos. Será que eu é que quero me separar?

O que se mostrou através do fenômeno da constelação foi: há amor e muita química entre o casal. Porém a moça estava dividida e envolvida com a mãe e o pai dela. O que fazia com que ela não estivesse efetivamente presente em seu casamento. A mãe dela não gostava do genro pois via nele o marido dela. Tinha muita raiva e agressividade. O pai tinha vergonha de olhar as 2 filhas, pois havia se separado da esposa e não procurou mais pelas filhas.

Ao final da constelação, apresentou-se o amor verdadeiro que uniu a mãe e o pai da cliente. Esse amor era tão forte que irradiou, transbordou e nutriu também a cliente e o marido. Sem envolvidos do passado agindo no atual relacionamento este jovem casal pode retomar o casamento de forma mais leve e ser feliz, junto aos filhos.

O Instituto Sofia Mateus de Terapias Especiais é representado por uma logo contendo uma mandala com 3 camadas de pétalas ao redor do centro, também conhecida como Mandala SOOFIMAT. A palavra Mandala significa círculo em Sânscrito, ela é considerada um símbolo de cura, desenvolvimento espiritual, além de auxiliar na concentração e na meditação. Escolhemos a mandala para representar o Instituto SOOFIMAT, pois o instituto promove a cura, o desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual, além da prática regular da meditação.

Num primeiro olhar a Mandala SOOFIMAT representa a integração entre o planeta terra, a natureza divina, os seres humanos e todas as criaturas visíveis e invisíveis que pertencem a este eco sistema. O círculo central é a representação do planeta terra. As pétalas logo em volta do círculo representam as águas, as matas e toda a natureza divina. O segundo conjunto de pétalas representa os seres humanos e o terceiro conjunto de pétalas representa as criaturas visíveis e invisíveis conhecidas e a serem descobertas, que pertencer a este grande eco sistema.

Numa segundo olhar a Mandala SOOFIMAT representa a integração do corpo físico, do corpo emocional, do corpo mental e do corpo espiritual. O círculo central é a representação do corpo físico. As pétalas logo em volta do círculo representam o corpo emocional. O segundo conjunto de pétalas representa o corpo mental e o terceiro conjunto de pétalas representa o corpo espiritual.

Tudo que está dentro, também está fora.

Tudo que está fora, também está dentro.

Depende só do nosso olhar.

Beijos carinhosos

Ana Sofia Ramalho Mateus

Fundadora do Instituto SOOFIMAT